Ninguém planeja diversão e espera o pior

Normalmente, as pessoas não se arrumam para ir para uma festa, ou planejam curtir as férias, esperando que venha a acontecer algo errado. Todos acreditam, e esperam, que o curso natural seja obedecido. Isto é, se foi planejado, ou está no cardápio diversão, será isso que será servido.

Chegamos aos arcanos da Corte dos Arcanos Menores do Tarot. A primeira carta da Corte de Ouros é o Pajem de Ouros. O Pajem é aquele jovem que cuida dos utensílios do cavaleiro e está sempre atento ao que ele precisa.  Desta forma pode representar o princípio do movimento. Significa também que para tudo dar certo é preciso ter cuidado com o projeto, o mesmo cuidado que se deve ter com uma semente, e não abandonar os planos a própria sorte ou a força do cavaleiro simplesmente.

Contudo, evidentemente, ao se colocar uma semente no chão a sensação que se tem é que ela irá morrer e dali surgirá o broto. Afinal, cada semente carrega dentro de si a árvore, os frutos e as folhas que um dia dará. Mas algumas sementes simplesmente não abrem, elas secam e não frutificam.

O Pajem de Ouros é como um garoto que olha para o projeto e acredita que naturalmente as coisa irão acontecer. Afinal, o cavaleiro é um herói e se está nas mãos, é como estar nas mãos de um predestinado. Mas ele também sabe que não deve deixar de fazer todo o necessário para o sucesso da empreitada. Significa poupar dinheiro para que os imprevistos do projeto possam ser atendidos. Ainda pensando na analogia com o Pagem e os cavaleiros medievais, é sempre bom ter uma espada sobressalente.

Cuidar do projeto pode significar fazer uma dieta alimentar se o que nos propomos é diminuir os riscos com a pressão alta ou colocar a semente no melhor solo para que ela possa encontrar terreno fácil para o crescimento.

Como estamos falando do elemento terra e o Pajem nos remete às descobertas e cuidados, vale ressaltar que o arcano também fala do corpo físico e os desejos que o corpo nos provoca. Devemos olhar para os nossos desejos físicos, atendê-los quando possível, e cuidar do corpo de uma forma objetiva, sem obsessões ou neuroses. Afinal, se ficarmos obsessivamente observando a semente no seu desenvolvimento, podemos destruir o processo com nossa ansiedade. Olhar para o corpo pode significar apenas um desejo de se cuidar mais, melhorar a aparência, fazendo exercícios, dietas e lazer.

Então o Pajem de Ouro representa a capacidade em nós de entender o tempo das coisas, de confiar que o curso natural será obedecido, mas que também faremos tudo o que sabemos para que o curso siga o seu rumo planejado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: