Como você lida com o inesperado?

Essa é uma imagem que ilustra o inesperado. Na foto, de 2009, Paul Nicklen vive uma incrível experiência com uma foca-leopardo, considerada um dos maiores predadores de grandes animais. Inesperadamente, Nicklen foi tratado como um “companheiro” pelo imenso animal, que passou dias tentando alimentá-lo levando-lhe pinguins mortos e vivos. Na certa, pensou que o fotografo tinha algum problema por não aceitar nada o que lhe trazia… 😉

Toda história é surpreendente, principalmente, quando se sabe que uma foca-leopardo havia sido a responsável pela morte de uma cientista britânica em 2003. Ele lidou bem com o inesperado e pode ficar junto da fera, e a fera o transformou de alguma forma com a experiência. O tocou.

O inesperado é saudável, apesar dele não avisar quando vai chegar, não bater na porta, não mandar bilhete e não nos preparar. Exatamente por isso ele nos ajuda a sermos autênticos e estarmos livres de crenças ou preconceitos. Podemos reagir com resistência a ele, esperando o pior. Podemos rejeita-lo, acreditando que ele nos fará mal, ou irá tirar algo de nós. Podemos ir vivendo tudo aos trancos, mortos de medo do que consideramos um ataque da fera, ou irritados por dentro por não termos controle da situação.

Nem estou falando dos grandes eventos, esse inesperado tanto pode ser a mudança do que tínhamos projetado para o dia, quando o pneu do carro fura e muda tudo, ou quando acontece algo que nos tira da rota, da rotina a qual já estávamos acostumados. Pode ser uma viagem que não saiu como planejado, e isso não significa que foi ruim, apenas diferente.

A vida traz o inesperado. Porque podemos planejar tudo o que vamos ser, fazer, viver. Tudo na nossa cabeça. Podemos ter certeza de uma linha traçada para a nossa vida, e pensar até que algumas coisas são imutáveis, intransponíveis. Pensar que determinado problema não têm solução. Quando agimos assim, não damos espaço para o inesperado.

Às vezes o inesperado vem e muda tudo, de uma forma que não tínhamos pensado que seria possível e para melhor… Vale um adendo: Um outro nome para o inesperado é destino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: