Os ensinamentos da Roda da Fortuna

Estamos diante do arcano da Roda da Fortuna. Que tem também os títulos de Reino de Deus e Testamento. Na figura alguns caem, mantendo parte da divindade perdida e outros sobem, mantendo um pouco do instinto animal. Na imagem deste arcano, especificamente, vemos a serpente descendo a Roda, enquanto um ser animalesco sobe.

As figuras podem ser vistas como forças que testam  e atazanam a vontade e o desejo do homem, respectivamente, a serpente testa e o ser animalesco pode ser visto como o instinto. Duas forças, senão algo da mesma, que precisam ser entendidas e ultrapassadas.

A Esfinge encima a figura do arcano, como uma barreira. Como se dissesse: para se libertar da Roda das Encarnações é preciso alcançar-me em todo o meu ensinamento: entender o que vem a ser Ousar, Calar, Saber e Querer. Esses são os quatro verbos, que também representam os quatro elementos, os quatro corpos (mental, físico, emocional e espiritual), os quatro animais sagrados (o Touro, a Águia, o Leão, e o Anjo – o anjo é colocado aí como animal porque não tem o livre arbítrio, segundo o esoterismo).

O Testamento a que se refere o título do arcano, tanto exprime nossa herança genética, como nossa carga espiritual (o dharma e o kharma). Ambos precisam ser, por um lado desenvolvido (o dharma, ou dons) e por outro dissolvido (o kharma, tensões que precisam ser desatadas).

O Reino de Deus é o mundo espiritual, mas Ele também está neste mundo físico, ainda que segundo uma máxima da Kabalah, não seja aqui o lugar do Criador. Ele sustenta o mundo, mas sua luz está oculta no mundo, por isso nós buscamos por Ele como cegos tateando no escuro.

O arcano nos ensina e nos pede para aprender a receber tudo o que o Criador nos dá. E tudo significa aprender com os eventos diários e o inesperado da vida.

Para a Kabalah, devemos entender o que nos acontece como um diálogo entre Criatura e Criador, porque no final das contas tudo o que existe de fato é apenas Criador e Criatura. A Roda da Fortuna fala ainda das mudanças, diz para recebê-las sem medo. Em se tratando desse arcano, todas as mudanças que ele traz são sopros do destino. E por isso devem ser entendidas como mudanças para o bem de um aprendizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: