A união em torno de um ideal

Quando várias pessoas se juntam, com a mesma ideia e ânsia, com o mesmo sentimento no coração, essas pessoas conseguem fazer um movimento muito além do que fariam com apenas sua força enquanto indivíduos. Juntas elas constroem uma energia, a egrégora.

Contudo, esse ideal comum sem um uma direção ética na construção de melhores condições, ou sem um sentido espiritual para nortear essa energia, pode se tornar bestial, sem direção, ou com uma direção equivocada. Essa força se estiver buscando a meta a qualquer custo, pode fazer com que se vá fazendo concessões que desvirtuam o sentido original do grupo.

O nacionalismo, o populismo, a luta cega de um grupo por um time, por um partido, ou por uma figura, pode construir uma egrégora, que volta e meia levará para a violência e a agressividade. A meta a que se propõe o grupo pode até ser alcançada, mas a que custo? E será que a realização conseguida de uma forma violenta conseguirá se manter?

Toda ação remeterá a uma reação. Então, é possível que tudo que foi conquistado um dia venha a baixo.

Mas, além da força desvirtuada, há também a egrégora iluminada pelo desejo de receber luz. As pessoas se reúnem e buscam se ajudar, disseminar o conhecimento. Elas comungam do mesmo pensamento em direção à luz.

Nesses grupos sempre se busca a unanimidade. A unanimidade traz a luz e apazigua os conflitos. Para chegar na egrégora iluminada é preciso desejar o alto, a luz, o Criador. Para encontrar a unanimidade é preciso sinceramente entrar na sintonia da outra pessoa e dos demais integrantes do grupo. A unanimidade não é imposta, nem cega, é uma questão de frequência.

A foto acima é da praça Tahrir, no Egito, durante A Primavera Árabe, quando milhões de pessoas resolveram tomar as ruas e destituir o ditador Hosni Mubarak. Conseguiram, mas depois o país afugentou os turistas, e entrou numa roda viva de instabilidade econômica e terrorismo.

A egrégora precisa de um coração que a guie, ou ela irá se desmantelar. A função de uma egrégora, dessa energia emanada e construída por todos que vivem, comungam e lutam por um mesmo ideal, é proporcionar que o ideal seja realizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: