A liderança e a lealdade para além da Força

A imagem acima é de Han Solo, talvez um dos personagens mais icônicos de Star Wars. Han Solo é um misto de malandro e herói. Um herói sem superpoderes, mas apaixonado e leal. No final das contas, a verdadeira força está num elemento sutil, está no caráter e na capacidade daquele que tem a luz interior, ou o brilho do líder, para inspirar outros a seguirem com ele.

Será essa força a única capaz de impedir que a luta se torne insana. Daquelas insanidades da batalha que não permitem nem que o herói ou o vilão cheguem a uma vitória. A liderança não pode ser imposta, mas deve ser uma adesão voluntária. O líder é aquele que inspira confiança, lealdade, integridade, companheirismo.

Um líder agrega, imprime sentido à luta. Han Solo era um mercenário que se apaixonou pela princesa Léa e construiu uma sólida amizade com Luke. Han Solo era o general, o cheio de estratégias, o bem humorado, o personagem que estava livre dos dilemas morais e podia transitar entre os mundos, mas sua lisura em relação ao propósito sempre se mostrou inabalável.

Han Solo é como um ego apaixonado pela Alma e pelo Espirito, seus dois amigos. Um ego que vai se transformando no processo e escolhe um lado, ao mesmo tempo em que se torna imprescindível para a luta e para o desenrolar da história.

Mas há ainda outro tipo de líder, é o mestre, aquele que sabe mais, e está num posto de ensino e que pode inspirar igualmente.

O arcano da Força nos ensina a descobrir e desenvolver uma força interior capaz de movimentos impressionantes na sua altivez e nobreza. Esse tipo de força está em qualquer um que deseja se encontrar no interior de si mesmo. Lá dentro, no nosso interior mais profundo, nos surpreendemos ao descobrir um grande amor oculto dentro de nossas próprias águas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: