O único confronto que vale a pena está dentro de nós

Um desejo irresistível de sair do lugar. O Cavaleiro de Espadas representa essa força. A inquietação que acomete os cavalos de corrida antes de ser dada a partida. Todo o processo de insatisfação que faz germinar uma nova forma de ver o mundo, uma nova ideia que obriga ao abandono de um estado de inércia que não tem mais sentido de ser.

O Cavaleiro de Espadas é um guerreiro que usa as ideias, as argumentações para se sobressair. Levanta a espada, símbolo de justiça, da lei e da força mental, como sua ferramenta de luta. É um guerreiro frio, sem apegos sentimentais e, por isso, pode agir com frieza excessiva magoando quem está a sua volta. Mas toda essa forma quando se volta para a dentro é capaz de romper grilhões e, literalmente, rachar formas pensamento e padrões emocionais.

Ainda que o Cavaleiro fale de um personagem que se arremessa em lutas, e essas lutas podem ser implementadas para fora, com outras pessoas, é importante lembrar que todo o naipe de espadas fala de quebra de padrões. Desta forma, o arcano traz a inquietação necessária para romper com limites e crenças. Tanto significa o reconhecimento de questões que negamos, quanto questões que vemos, mas consideramos como algo positivo, quando na verdade são negativas.

A resistência e a cegueira em relação a verdade de um valor interior que tem funcionando como um elemento sombrio, não iluminado, é o primeiro obstáculo a ser vencido. É como se dar conta que todo o tempo estivemos criando um animal traiçoeiro dentro de nós. Alimentando-o e ajudando-o a crescer, mas esse animal sufoca o crescimento das plantas do jardim, afasta a luz e nos faz escravos de seus desejos e necessidades.

Pode significar uma pessoa que sempre se apoiou no orgulho e considerou essa emoção uma aliada da sua autopreservação. Uma força que lhe ajudou a se firmar na vida e a ter inúmeras conquistas, sejam no trabalho, emocionais ou de afirmação. O Cavaleiro poderá nos fazer enxergar o quanto estávamos enganados e nos incitará a quebrar o orgulho. Chegaremos a conclusão que não é com o outro que devemos lutar. O maior de todos os inimigos está dentro de nós. Toda a luta, na verdade, significa nosso esforço de mergulhar para dentro e alcançar o sol interior. Toda luta está em silenciar o ego com seus inúmeros argumentos, anseios e justificativas de ações equivocadas.

Essa mudança, ou percepção, pode acontecer com a chegada de um pessoa nova na vida. Essa pessoa pode detonar anseios, angústias ou traumas que não foram bem entendidos ou aceitos antes. A nova pessoa tanto pode vir como um estímulo criativo de mudança, quanto uma espécie de entrave insuportável. Mas seja como um estímulo ou como um agente provocador, fazendo surgir sentimentos e pensamentos negativos em nós, ela funcionará como um choque, uma tensão que levará a quebra de uma couraça. Claro, se buscamos ser melhores… Podemos também encarar tudo como algo exterior e a pessoa nova como um personagem a ser vencido, numa competição, ou destruído, numa batalha.

O Cavaleiro de Espadas também pode surgir na vida como a concepção de uma nova idéia, ou projeto. Esse novo surge de dentro de nós e fará com que venhamos a quebrar com antigas formas de pensamento para que possamos realizá-lo. Imaginemos que uma pessoa tímida se sinta acometida de um desejo irresistível de escrever e assim expressar a sua criatividade. Esse desejo a fará vencer seus medos e possíveis sentimentos de incapacidade. Ao aceitar o arco do seu desenvolvimento essa pessoa passará, inevitavelmente, por momentos difíceis, dolorosos e até desesperadores para mudar, mas ao final do processo ela será outra pessoa, muito mais feliz e realizada.

O Cavaleiro de Espadas surge interna ou externamente, provocando turbulências que levam a mudanças na vida e, consequentemente, ao crescimento e ao acesso de uma nova forma de ser e pensar.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: