A serenidade vem da compreensão

Saat Maet me ensinou que temos serenidade quando compreendemos o motivo das coisas. Encontramos a paz quando andamos com a consciência do saber. Ao saber porque estamos vivendo algo, ainda que não tenhamos controle sobre os acontecimentos, conseguimos ter a calma de esperar o amadurecimento da nossa consciência para o novo estágio que se inicia.

Assim, por exemplo, quando sabemos do processo de crescimento de uma árvore. Entendemos quando ela dará os primeiros brotos, temos consciência de quais são as pragas que a atacarão. Sabemos quando sairão as flores, se ela é daquelas árvores que deixa cair todas as folhas no inverno. Entendemos que tem uma hora certa para nascerem os frutos. Tudo isto, nos ajuda a passar por essa jornada mais tranquilos. Em contraponto, quando não sabemos, nos enchemos de dúvidas.  Estamos proporcionando o melhor para o crescimento da árvore? Estamos errando em algo? Vamos realmente ter o fruto no final da jornada?… Assim, também é na nossa vida…

Muitas vezes não conseguimos entender o que a vida quer de nós, não conseguimos entender a jornada. Ficamos intranquilos, ansiosos e com medo. Isto acontece porque não conseguirmos ver a jornada completa. Mas também porque, normalmente, estamos tão focados no exterior que esquecemos de olhar para dentro. É dentro de nós que estarão as principais respostas. E para chegar nas respostas precisamos revisitar como temos caminhado até aqui.

É importante se perguntar:

O que você quer da via? Quem é você até agora? O que foi construído dentro de você, de verdade? Por exemplo, você consegue entender porque fica inseguro? Sabe como mudar? Sabe como abandonar a insegurança quando este sentimento lhe toma? Sabe de onde vem sua ansiedade? Por que você tem esses medos? De onde eles vêm? Sabe para onde você está indo? Sabe onde você quer chegar? Aonde vai levar a sua jornada?…

É importante lembrar (e saber) porque você começou essa caminhada. Refazendo o caminho do início até aqui, você poderá lembrar das crenças que lhe nortearam e poderá reavaliar se elas realmente ainda têm sentido para você. Poderá se questionar como você tem construído a sua realidade. Sim, você constrói a sua realidade a partir daquilo que você acredita, a partir das suas crenças.

Entender o processo é muito importante.

Se você não consegue entender a situação, porque agora os eventos vieram num turbilhão. Ou porque você está vivendo tudo como um emaranhando de sentimentos e pensamentos difíceis de administrar. Ou porque você está confuso. Não resista, não desista, não se defenda, ao invés disto, busque ajuda.

Tudo isto tem a ver com o Seis de Espadas 😉

Um comentário em “A serenidade vem da compreensão

Adicione o seu

  1. Entendo o que está interiorizado, a flor alimenta a alma o fruto alimenta o corpo. Nossa diz tudo. Temos de dar tempo para absorver as mudanças, ter tempo para admira-las, e admitrar, o tempo se encarrega de tudo, basta ter a paciência para esperar, paciência.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: