É hora de se exilar por um tempo

O Quatro de Espadas vem depois da crise.

Após uma crise, qualquer que seja ela, é bom viver um período de recolhimento. Neste momento muito do veneno que estava escondido foi expurgado e os personagens do conflito estão machucados. Nestas horas, quereremos preencher o espaço com barulho, movimento, trabalho, uma nova relação, queremos não pensar no que aconteceu, porque as lembranças trazem dor e tristeza.

Já ouvi pessoas que sofrem com o fim de uma relação dizerem que querem colocar outra pessoa no lugar o mais rápido possível. A atitude pode ser um desejo de mostrar que conseguiram rapidamente encontrar outra pessoa… Como se dissessem que deram a volta por cima e quem ficou para trás não era tão importante quanto pensava que era. O mesmo pode acontecer num desentendimento onde se viu o pior vindo a tona entre os envolvidos. Podemos ter a tendência a querer nos afastar daquela sensação, porque causa vergonha, incômodo e dor.

Mas se não olharmos atentamente para o que foi feito e como foi feito, há muitas chances que voltemos a cometer os mesmos erros. Este é o período em que é necessária a introversão, o silêncio e a recuperação. É importante refletir. Permitir que haja um tempo para entender o que foi vivido. Assim, o próximo movimento não terá os mesmos erros.

É hora de encarar a solidão não como um castigo, mas como algo necessário, como um momento de armazenar forças para enfrentar os novos desafios que virão. A solidão, neste caso, é preferível a buscar companhia ou tentar preencher o tempo e o espaço com inúmeras atividades. O exílio voluntário é necessário, se não for assim, o exílio poderá vir mais adiante de forma imposta, se tentarmos preencher o espaço ansiosamente. Se não atendermos a necessidade de dar uma pausa, a tendência será ficarmos pior do que estávamos ao deflagrar da crise.

É como se o conflito cobrasse uma taxa e a medida que recusamos dar o valor pago, esse valor vai sendo multiplicado e acrescido juros. Pagamos com tempo, aborrecimentos e a repetição dos eventos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: