Dance até que você não exista mais

No meu caminho espiritual, ouvi de @saatmaet que temos uma melodia na nossa vida e devemos dançá-la até o fim. Mas para dançarmos essa melodia, precisamos aprender a ouvir a música que é tocada para nós.

Às vezes estamos dançando fora do ritmo, do tom, da sintonia. Às vezes estamos dançando uma música que não tem nada a ver conosco. Não nos pertence. Precisamos sintonizar. Sintonizando na frequência certa, aquela que se encaixa em nós e nós nos encaixamos nela, a dança irá acontecer naturalmente.

É como se o ritmo, os passos e os movimentos estivessem já traçados, mas para dar o passo que a música pede que façamos, é preciso estar entregue à melodia. Esquecer a própria vontade e se permitir guiar pelo som, pelo pulsar, pela vibração. Já existe um passo e um movimento que deve ser dado, mas nós estamos tão apegados ao ego que acreditamos que podemos dizer qual é o passo e porque ele deve ser dado.

No fundo, no fundo, a única coisa que precisamos fazer é largar, deixar fluir. Isso é o contrário de reter, se apegar, controlar, entender, limitar. Ouvir a música e dançá-la até o fim me lembra os Dervixes, sufistas que seguem um caminho conhecido por sua extrema pobreza e austeridade.

Eles dançam (como na imagem do post), e ficam girando e girando até alcançar o transe. Podem passar horas assim. Entram em outra vibração, onde não são mais eles que giram. É como se desapegassem de toda a lógica, matassem o raciocínio, a pretensão de entender algo, de julgar e dimensionar. Eles são o movimento, a dança, a música, o passo, a respiração e, ao mesmo tempo, não são ninguém. É como viver a vida sem ficar se preocupando tanto em ter um papel na vida. Eles são o papel, o livro, a vida, e as letras que estão escritas no livro.

O arcano do Louco tem uma mística indivisível, incompreensível e intraduzível. Mas se fosse possível falar de forma prática o ensinamento, seria: Não pense, apenas seja. Ao ser, você viverá o eterno presente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: