Você poderá cair de qualquer patamar da escada

A queda não é uma prerrogativa de quem está embaixo. O arcano da Torre nos alerta para a construção equivocada de um ideal, onde os sonhos se tornam mais verdade do que a própria verdade. Nos alerta para a cegueira do orgulho, da prepotência ou de nos acharmos tão superiores e andarmos de cabeça empinada que deixamos de ver uma casca de banana no chão.

O trabalho da consciência deve ser constante, a disposição para reconhecer erros e acertos também. Todos podem cair. Temos exemplos disto nos mitos, prometeu é acorrentado no Cáucaso por Zeus, após roubar o fogo dos céus e entregá-lo aos homens. Na Torah, Adão e Eva caem ao comerem do fruto proibido, e com eles desce também Satã, considerado o anjo caído. Religiosos caem, políticos, corporações, empresários, países, cientistas. Há a queda ética e moral, e também a financeira.

A humanidade vive seus momentos de queda e ascensão. Podemos dizer que a Idade Média foi uma época de queda na história da humanidade, isto depois de termos passado por civilizações avançadas científica e religiosamente, como a Egípcia, que fazia cirurgias dentárias e de crânio, e tinha um conceito de um Deus muito abstrato e elevado.

A Torah fala em como a nação de Israel se constitui diversas vezes, e se desmancha por, seguidamente, escolher caminhos tortuosos… Podemos ler isto como algo literal e histórico ou como uma analogia de como os homens se distraem e caem.

A primeira e a segunda grandes guerras podem ser consideradas também momentos de queda. A humanidade precisou ver um mal crescente para decidir o que quer e o que não quer para ela. O único antídoto para a queda é a consciência e a humildade. E se houver a queda, encarar a realidade, reavaliar o que aconteceu, às vezes chorar a cegueira momentânea, a dificuldade, o erro, o tropeço, e recomeçar. O trabalho nunca termina…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: