É preciso mudar de ângulo para ver a ilusão

É preciso sair da posição de vítima. Há pessoas que vivem acreditando que o mundo lhes deve algo, e elas estão constantemente reclamando do mundo. É preciso deixar de acreditar que os outros são injustos e não reconhecem nossos esforços e empenho. Às vezes, estamos tão mergulhados no sofrimento de nos ter sido negado algo, que não conseguimos ver mais nada além.

Esse algo que foi negado pela vida pode ser uma simples festa que não acontece ou para qual não fomos chamados, um concurso que foi anulado por fraude, ou uma relação que sentimos que dependemos que o outro diga que nos ama, para sairmos da insegurança. Vivemos impacientes, ansiosos, à espera que o bem da vida chegue, mas parece que ele demora demais… acreditamos que vivemos o pior dos mundos, temos a experiência mais dolorosa, somos a maior das vítimas.

Evidentemente, existem experiências que são difíceis e dolorosas, mas devemos aprender a olhar toda e qualquer vivência por outro prisma. Buscar mudar o ângulo, inverter a visão. E isso pode significar que ao viver alguma situação onde achamos que estamos sendo injustiçados, devemos nos questionar se há injustiça mesmo ou se apenas as coisas não estão acontecendo como gostaríamos ou no tempo que queremos.

Também é salutar nos colocar no lugar do outro, entender suas motivações, necessidades e experiências, e a partir das experiências desse outro, nos perguntar: se nós vivêssemos na sua pele, faríamos diferente? Devemos procurar o que há de positivo nos eventos sempre, e também, honestamente, nos perguntar se realmente há injustiça ou as coisas têm seu tempo e não suportamos a espera porque estamos acostumados a implementar o nosso ritmo…

Algumas situações na vida têm uma gestação que precisa ser observada. Se tentarmos apressar o resultado, é possível que aquilo que queremos nem frutifique, simplesmente porque não demos tempo para a situação, para a relação, e até para nós mesmos, amadurecermos.

Mudar o ângulo pode nos ajudar a sair da ilusão do querer ansiosamente algo. Pode nos ajudar a enxergar a realidade para além da ilusão. Quem sabe conseguimos nos apartar de nós mesmos e olharmos pelos olhos do não desejo. Afinal, estamos falando do Enforcado, o arcano que nos ensina a entregar o controle. Nos ensina a não desejar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: