Não se deixe levar pelo instinto

O arcano da Roda da Fortuna nos diz que só conseguiremos alcançar a verdadeira liberdade se dominarmos nossos instintos e transformamos os condicionamentos limitantes. Assim, estaremos realmente aptos a usar o Livre Arbítrio. Sem ter passado por esse aprendizado, invariavelmente cairemos num destino determinado.

O destino determinado é aquele onde praticamente não temos escolhas para fazer, somos levados pelos desejos do corpo, pelas emoções ou pelas necessidades mentais e crenças, numa trajetória que muitas vezes é de dor e sofrimento.

Para ser livre, realmente, primeiro é preciso aprender a usar a liberdade. Essa é uma das lições da Roda. O instinto sempre irá nos arrastar para suprir as necessidades mais básicas: sexo, comida, abrigo e nos impulsionará pela busca da sobrevivência, da auto preservação. O instinto, na medida certa, é realmente uma proteção natural, mas desgovernado é uma das maiores prisões da vida. Ele nos coloca em situações onde vivemos o que é fatal, no sentido de inevitável, por nossas ações, sentimentos e pensamentos.

Serão relacionamentos que se encaixam nos nossos medos, uma busca incessante pelo prazer e um descontrole de emoções. De mãos dadas com o instinto, está o condicionamento. O condicionamento nos aprisiona na repetição de um hábito, de um padrão ou em crenças que não permitem que possamos ir além.

Uma imagem de condicionamento e instinto foi passada por um comercial de cerveja há um tempo atras. No comercial, um homem tentava pegar um lata de cerveja numa geladeira. Apesar dos repetidos choques na porta da geladeira, ele não desistia. O instinto o comandava, assim como o condicionamento pelo prazer. Como um ratinho de laboratório às avessas, ele se negava a entender que o choque era para lhe impedir ou fazê-lo buscar outra forma de alcançar o que queria. Ele mantinha a ação, se recusando a fazer o aprendizado.

Outra cena do instinto é um cachorro rosnando para quem está lhe servindo a comida. Ele é capaz de atacar quem lhe serve para não ver “roubado” seu prazer instintivo. Faz isso sem perceber que corre o risco de perder tudo de uma só vez. Então, está na hora de começar a exercitar e aprender a ser livre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: