“Tudo que é justo está além do desejo”

A imagem acima remete a luta em torno do Um Anel vivido na saga de J.R.R.Tolkien, “O Senhor dos Anéis“. O filme mostra como aqueles que seguram o anel são contaminados pelo desejo e como o desejo torna o discernimento dessas pessoas turvo. A partir do desejo elas começam a ver inimigos onde não existem, a projetar maldade onde há apenas uma simples ação e tecer uma teia escura de conjecturas, mergulhando numa espécie de paranoia para proteger os seus desejos de posse.

Algo assim acontece conosco, guardadas as proporções, quando temos que tomar uma decisão sobre o que é justo e há algum desejo ou interesse envolvido. A frase “tudo que é justo está além do desejo” é da minha mestra, Tania Carvalho, e fala do quanto a Justiça verdadeira deve andar apartada do desejo, de interesses, de lado ou partido. Os sábios nos alertam para nos abster de um julgamento aonde temos algum interesse, de não falar de alguém de quem sentimos algum incomodo. Nesses casos, nosso discernimento ficará prejudicado e vamos tender a aumentar ou diminuir nosso discurso contra ou a favor da pessoa. Perderemos o equilíbrio. A Justiça exige distância, frieza e objetividade. Mas nada disso pode ser feita com uma grande dose de amor. Amor, não sentimentalismos, medos ou apegos.

Talvez porque Frodo fosse o único que realmente não desejasse o Anel, isso o permitiu driblar as armadilhas do caminho.

Muito disto, a falta de clareza em ser justo, vem de um coração contaminado de apegos. Os antigos egípcios pediam para que, ao morrer, lhes tirassem o coração e colocassem uma pedra no lugar. Eles não queriam ficar presos ao mundo e preocupados com os que deixavam aqui. Queriam continuar a jornada. Sabiam que o desejo de fazer algo pelos seus, lhes impediria de “voar” e os faria esquecer o real propósito de tudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: