Concebendo o “Pão da Vergonha”

Cada um de nós pode mudar o próprio mundo. Temos poder para transformar nossa realidade e por consequência o mundo a nossa volta.

O arcano do Carro fala disso, de como a ação pode ser uma força profundamente transformadora. Afinal, pegando emprestado uma frase do Manifesto Comunista de Karl Marx “tudo que é sólido se desmancha no ar“. A realidade está em constante transformação e nós somos, ou podemos ser, agentes dessa transformação.

A Kabalah nos diz que estamos aqui para fazer o “Pão da Vergonha“. O termo se refere à queda de Adão após comer do fruto proibido. Ele tinha o desejo de ser como Deus. A Kabalah entende que viemos aqui provar a nossa capacidade e consciência na realização desse desejo original.

Entendam, não há, para a Kabalah, uma concepção de pecado nesta ação e na queda que aconteceu na sequência. Foi assim, porque tinha que ser. Um dos motivos, é porque é neste plano onde as coisas são provadas, nos dois sentidos da palavra. E é aqui onde nós aprendemos a nos responsabilizar pela escolha e as suas consequências em nós e no nosso entorno.

Assim, de certa forma, todos somos Adão, todos somos ativos e realizadores, apenas precisamos dar à luz a esta força realizadora que muitas vezes ainda está oculta no nosso interior.

Nesse caminho de dar forma a nós mesmos, dar forma a massa, e amassar o nosso pão, vamos nos construindo e nos dando uma nova forma, diferente do que somos hoje. Vamos transformando o que aparentemente é sólido, como nossa personalidade e o cotidiano.

Pela nossa vontade temos o poder de sermos diferentes do que nossa família nos concebeu, do que a sociedade e as oportunidades pintaram para nós até hoje. É uma questão de decisão, constância, determinação e mudança de crenças, valores e posturas. Então, vamos colocar a mão na massa e mudar o nosso mundo?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: