Esta vida é só um fragmento da existência da Alma

Você não é apenas a pessoa que vê no espelho. Olhe no espelho, olhe procurando, olhe bem fundo nos seus olhos. Há algo mais aí, além de você mesmo. Pode chamar esse “algo mais” de Alma, se quiser, não é possível definir o que é. Talvez seja a nossa consciência.

Mas o importante é que você perceba que a sua existência passa através dessa vida. A sua história é anterior ao seu nascimento e continuará depois que fizer a passagem, quando vier a morte.

Os Antigos Egípcios viam cada ser humano como uma estrela que precisava aprender a brilhar com suas boas ações, pensamentos e sentimentos. O brilho deveria iluminar o próprio caminho e depois servir de farol para os que viessem mais atrás.

O arcano do Papa fala do pentagrama humano, a estrela de cinco pontas que precisamos vir a ser. Ele indica que estamos aprisionados pelos desejos e prazeres do mundo físico, assim como a estrela de cinco pontas está aprisionada no centro da maçã 🍎. Uma maçã, um dos símbolos do desejo e da queda…

Ter em mente que a vida é um fragmento de algo maior, nos ajuda a dissolver as necessidades instintivas, às vezes tão prementes, que surgem como desejos que parecem impossíveis de largar. Desejos que parecem tão urgentes que iremos morrer se não os atender.

O arcano do Papa, ou Hierofante, nos ajuda a entender que o drama vivido hoje nem cabe em todo percurso espiritual que uma Alma faz. Ele questiona porque muitas vezes preferimos ficar nos deleitando de prazer, mesmo sabendo que para isto deixamos de assumir responsabilidades frente ao crescimento e ao amadurecimento do Ser. Ficamos perdidos em prazeres que se mostram fugazes com o  tempo. Por que esperamos olhar para trás e perceber que gastamos tempo em algo que não valia a pena de fato, quando poderíamos virar as costas a um desejo e decidir que ele já foi experimentado e saciado o suficiente.

Contudo, o arcano não diz que os desejos não devem ser vividos – a não ser que seja algo que projete um mal para você e/ou para os outros. Devemos conseguir chegar ao ponto de dizer que o desejo foi vivido o suficiente e largá-lo, sem relutar mais… O arcano lembra que para largar um desejo, muitas vezes, basta apenas uma decisão. Uma decisão que nos colocaria num novo estágio da vida.

O Papa é um sábio e também um juiz, que sabe qual caminho está destinado a cada um, e sabe também qual o apelo da vida que não estamos atendendo. Por tudo isto, ele pergunta: “quanto tempo você vai levar para resolver essas questões e se elevar”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: