“O mal é o que sai da boca”

“O mal não é o que entra, mas o que sai da boca do homem”

Devemos aprender a calar, silenciar e buscar entender porque falamos algo. Quando falamos, falamos porque é incontrolável? É uma verborragia desnecessária? É porque não suportamos o silêncio? É porque nos consideramos donos da verdade? O que nos motiva a dizer algo para alguém?

Há uma matemática que pode ajudar nos momentos que ficamos exaltados e queremos fazer o outro ver algo que consideramos uma verdade:

Se você tem razão, para que brigar? Se o outro tem razão, para que brigar? Se nem um dos dois têm razão, para que brigar? Uma outra dica é procurar saber se o que você está prestes a dizer é construtivo, se realmente acrescenta algo para o bem, ou é só uma fofoca, uma maledicência, uma mentira, ou porque você tem que ficar com a última palavra.

Será que você está projetando algum desejo de poder por ter uma informação, por saber de algo? Algumas pessoas se sentem poderosas por saberem algo, por trazerem uma informação. Elas gostam da atenção que recebem dos outros, gostam do papel de serem portadoras da notícia, indenpentende se ela é boa ou ruim.

O Papa ensina sobre a qualidade do verbo, que no caso do arcano é de conciliação, amor, de aconselhamento. Ele representa a energia da palavra apaziguadora, mas alerta também: nunca dê um conselho que você mesmo não experimentou. Só fale do que tem experiência. O arcano nos pede para ter responsabilidade com o verbo expresso e, em outro nível, também com os nosso pensamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: