A importância da disciplina e da ordem

Precisamos aprender a construir a disciplina e a organização na nossa vida. Elas são ferramentas importantes no processo de evolução espiritual. Nos ajudam a lidar com a matéria e construir apoios necessários no caminho.

Devemos construir uma disciplina tamanha que nada irá nos tirar do foco. Uma disciplina que possa fazer com que possamos meditar em meio aos caos, como se estivéssemos numa redoma tecida por nossa força de vontade e concentração. A disciplina e a entrega acabam dialogando pelo prisma do arcano do Imperador.

Um dos ensinamentos do Imperador é a entrega à obra a qual tem se empenhado. Seu desejo de mergulhar nessa obra, e cumpri-la, com o seu melhor, lhe preenche e ele lembra o salmista Davi que diz: “O zelo por Sua casa me consome“. Ele sente assim, e assim faz da disciplina o método de como são construídas as coisas.

Contudo, ainda que a disciplina seja utilizada para construções exteriores, traçando metas e para cumprir planos e objetivos diários, como estudar para um concurso, fazer uma dieta, começar a malhar ou fazer meditação, é na realização interior que a disciplina pode dar os frutos mais gratificantes. Podemos com ela ir elegendo metas para vencer inseguranças, medos, orgulhos, ciúmes ou invejas. Nos ajudando a disciplinar para dominar o instinto e a impulsividade, para levar até o fim um projeto ou uma decisão. Desenvolvendo a disciplina podemos dizer adeus ao “fogo de palha”. Quando fazemos festa com algo, mas não conseguimos implementar na nossa vida o que nos empolgou por mais de três dias seguidos.

Aliado a disciplina, a organização é condição indispensável para implementarmos uma viagem, seja para dentro de nós ou para fora. Se não conseguimos separar os sentimentos, organizar os pensamentos e dar uma ordem de prioridades ao que queremos, não vamos conseguir caminhar. Sempre vai se estar esquecendo algo e esbarrando em obstáculos, muitos deles colocados por nós mesmos. Sem ordem, podemos também sair construindo raciocínios desconexos, ligando desejos a sentimentos que não têm nada uns com os outros. É preciso dar o nome certo para o sentimento certo, e dizer que um orgulho ferido é honra. Os dois são bem diferentes.

Uma boa imagem é aquela brincadeira de ligar os pontinhos para formar uma figura. Podemos pensar que formar essa figura é como ordenar o raciocínio. É preciso reconhecer o ponto de partida, os trajetos possíveis e o ponto de chegada da viagem. Para isto, é preciso ordem.

Muitas vezes, para experimentar a organização podemos nos apoiar em situações fora, como organizar o quarto, arrumar a cama, ordenar os documentos no computador, o guarda-roupa. Depois passamos a ordenar dentro, visualizando nossos processos interiores, estabelecendo compreensões e conclusões, para encontrar novos “novelos”, “novos fios de meada” e mais um trilho que nos encaminha para novos destinos, novas experiências. Até alcançarmos aquele ponto de partida que também é o de chegada, isto é, a nossa origem.

Podemos pensar na organização simplesmente como algo diferente do caos. E isso não significa dizer que pessoas excessivamente, compulsivamente organizadas, também não sejam caóticas, interiormente falando. Muitas vezes falta coerência. E o sentido de organização que o Imperador fala tem muito a ver com a coerência. Minha mestra costuma perguntar: o que você pensa é igual ao que sente? O que você sente é igual ao que fala? O que você fala é igual ao que faz? Essa linha de coerência reúne a maior de todas as ordens!! Conseguindo seguir essa linha de raciocínio poderemos também saber qual trilho pegar para chegar ao destino certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: